Você sabe o que é Ergoespirometria?

Autora: Dra. Germana V. M. Martiniano

A ergoespirometria ou Teste Cardiopulmonar de Esforço é a associação do teste ergométrico tradicional, o famoso teste de esteira que comumente se faz para avaliar o coração, com a análise dos gases expirados. É possível avaliar diversos parâmetros, que serão capazes de entender melhor o comportamento não só do sistema cardiovascular ao estresse da atividade física, mas também de outros sistemas como o aparelho respiratório e a musculatura esquelética.

Em relação ao teste voltado para o desempenho esportivo, esse exame faz parte dos testes de avaliação inicial tanto para o esportista amador, quanto para o atleta profissional. Além de ser utilizado para individualizar e otimizar o treinamento esportivo, o exame também é solicitado para determinar patologias que possam limitar a performance esportiva ou que possam estabelecer um risco ao paciente.

Existem diferentes protocolos de avaliação a depender do tipo de esporte. Apesar de a esteira ser mais utilizada, alguns centros de avaliação dispõe, até mesmo, de avaliação na própria bicicleta do atleta.

O exame em si demora cerca de 8 a 12 minutos, entretanto existe um preparo antes do início do exame e algumas medidas para serem realizadas após, então o atleta deve disponibilizar, em média, de 30 a 40 minutos para a sua realização.

Em geral, o exame é solicitado por cardiologistas ou médicos do esporte.

Referências:
1. YAZBEK JR, Paulo et al . Ergoespirometria. Teste de esforço cardiopulmonar, metodologia e interpretação. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 71, n. 5, p. 719-724, Nov. 1998.

Dra. Germana Martiniano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias