Tratamento para dor nas costas, dor na coluna

Tags: Ondas de choque, lombalgia,Dor nas costas, ciática, ciatalgia, nervo ciático ,Como tratar dor na coluna, dor lombar, travamento da coluna, desvio na coluna, sintomas de nervo ciático, resolver a dor nas costas, repuxado na coluna, melhhor tratamento para dor nas costas, crise de dor lombar,

Antes de qualquer tratamento precisamos saber qual a causa da sua dor nas costas. Existe dor nas costas por nervo ciático, dor lombar por travamento da coluna (que seria muscular), desvio na coluna.

É importante saber quais os sintomas de nervo ciático, para procurar como resolver a dor nas costas. Se a dor espalha das costas para uma ou ambas as coxas, uma dor por dentro, que parece um repuxado, que você não consegue localizar apertando o local, provavelmente é uma crise do nervo ciático. Neste caso primeiro você deve procurar um pronto socorro, para tratar a dor que vai para a perna, onde vai tomar algumas injeções.

Se a dor esta na parte de baixo das costas, de um ou dois lados, mas não vai pra coxa ou perna, deve ser um travamento da coluna. Neste caso você pode procurar tratamento direto em clínica de ortopedia. Existe um tratamento novo no Brasil (15 Anos), chamado ondas de choque extracorpórea, que usa uma máquina suíça, com grande melhora na dor.

O tratamento de dor nas costas com a máquina de ondas de choque melhora os sintomas da crise de dor lombar e permite que você volte a realizar suas atividades do dia a dia.

Como funciona o tratamento para dor nas costa com ondas de choque?

Esta máquina emite um pulso eletromagnético(Piezoclast), que vai atingir o local inflamado, causando uma nova inflamação, obrigando o corpo a reagir e cicatrizar. Por ser um estímulo que  pode ser mais profundo, é fundamental que seja realizado por um médico com experiência em ondas de choque. No Instituto do Atleta somos pioneiros no tratamento com ondas de choque e nossos profissionais tem resultados muito bons em 3-4 sessões.

Cada sessão de ondas de choque usa  2500-3000 pulsos, com intensidade variável. Como é um estímulo em uma área inflamada pode gerar um pouco de dor no início da sessão, mas vai tendo um efeito anestésico, sendo que muitos clientes melhoraram 30-50 % em uma sessão.

Lógico que depois das sessões será importante realizar um treinamento, uma fisioterapia para evitar novas crises.

Temos muita experiência no tratamento das dores nas costas. A grande vantagem da ondas de choque é não depender de remédio para tratar a dor lombar.

Ondas de choque cotovelo

Tags: epicondilite lateral do cotovelo, cotovelo do tenista, dor no cotovelo, dor apos beach tênis, inchaço no cotovelo, sinais de tendinite, dor para movimento do punho, melhor tratamento tendinite cotovelo, ondas de choque tendinite cotovelo, infiltração cotovelo, célula tronco cotovelo, célula tronco,

Ondas de choque é um tratamento com uma máquina suíça que serve para várias dores, agudas e crônicas, desde esporão do calcanhar até tendinites de ombro, aquiles e fascite plantar.

Na epicondilite lateral do cotovelo, chamado também de cotovelo do tenista, costuma aparecer quando se passa do limite em algum esforço, por exemplo uma dor após levantar uma mala, dor no cotovelo depois de um jogo de beach tênis, inchaço após treinos na academia.

Os sinais de tendinite de cotovelo são dor para dobrar ou esticar o cotovelo, dor para movimentar o punho,  fraqueza para segurar algo como um copo.

Como Exames para saber se tem tendinite, podemos pedir um ultrassom, ou até uma ressonância, mas o melhor especialista em cotovelo vai precisar apenas examinar você, para saber a gravidade da sua dor no cotovelo.

O tratamento para tendinite do cotovelo tem algumas novidades. Uma máquina suíça com nome de ondas de choque extracorpórea tem conseguido tratar a tendinite do cotovelo com ótimos resultados. Como não tem efeitos colaterais é muito melhor do que uma infiltração, pois não tem o risco de romper o tendão.

O tratamento da tendinite de cotovelo com ondas de choque precisará de 1 aplicação por semana, talvez um total de 3-4 aplicações. Muitas pessoas sentem melhora já na primeira sessão, mas é importante realizar o tratamento completo, para evitar que a dor volte. Assim que a dor melhorar é muito recomendado fazer exercícios para tendinite de cotovelo. Um fisioterapeuta especializado em cotovelo ou fisioterapia esportiva pode planejar uma sequencia de exercícios e você realizar na sua academia.

Existe um tipo de infiltração sem cortisona, com uma substancia conhecida, chamada Arnica (MOTIX), que também tem bom resultado no tratamento das dores de cotovelo. Esta infiltração no cotovelo não tem os efeitos colaterais da cortisona, não aumenta o risco de ruptura do tendão e costuma tratar a dor no cotovelo em 3-5 semanas.

A questão das células tronco para tratar epicondilite tem aparecido na internet pois atletas tem usado, como Rafael Nadal nas suas tendinites de cotovelo e Joelho, Jogadores de futebol, de basquete.

O importante no tratamento com células tronco é ficar claro que:

  1. Não tem liberação pela ANS (agencia nacional de saúde)
  2. Não tem regulamentação no seu preparo.
  3. Está liberada, para projetos de pesquisa, no formato de plasma rico em plaquetas.

As células tronco aparecem em vários trabalhos científicos fora do Brasil, mostrando bons resultados para alguns casos de epicondilite ou tendinite de cotovelo, de joelho e lesões musculares maiores do que 4 cm2. Fora estas indicações não há evidencias de ser um tratamento superior aos outros, como ondas de choque ou aplicações de Motix injetáveis. Por estes motivos, apesar do tratamento com células-tronco parecer o mais moderno, nem sempre é o que vai ter melhores resultados. É muito importante ser examinado por um ortopedista com experiência no tratamento da tendinite. Sem dúvida o tratamento com ondas de choque tem os melhores resultados, principalmente se considerar a segurança e sem feitos colaterais.

Ondas de choque para esporão do calcâneo

A dor na sola do pé ao levantar de manhã, ou após um tempo sentado pode ser sinal de fascite plantar ou esporão. Na verdade, a diferença entre fascite plantar e esporão do calcâneo é o bico de osso no calcanhar que aparece no rx. A dor pode ser a mesma, com bico de osso ou sem. Geralmente a dor começa após um esforço, como caminhar mais do que está acostumado, como uma dor após viagem para Disney ou Dor após um Mochilão. Se não melhorar após 2 semanas, o melhor médico especialista  para esporão vai ser o ortopedista que tem a máquina de ondas de choque. Apesar do nome ser parecido esta máquina não é o mesmo choque da fisioterapia, mas sim uma máquina suíça, usada para quebrar pedras de rim. Depois de alguns anos perceberam que esta máquina de ondas de choque servia para tirar a dor na sola do pé, causada pelo esporão. Geralmente são necessárias 4 sessões, sendo 1 por semana. Trabalhos científicos mostram até 90 % de bom resultado. Lógico que algumas dores no calcanhar precisarão de palmilha, de fisioterapia, mas o melhor tratamento para dor no calcanhar costuma ser com ondas de choque. Existe a possibilidade de fazer infiltração, mas além de ser muito dolorida, pode ter reações e efeitos indesejados, como aumento da pressão arterial, descontrole do diabetes, etc.

Outra dor no calcanhar ao levantar da cama que pode confundir é uma tendinite do aquiles. ESSA DOR É NA PARTE DE TRÁS  do calcanhar, por espalhar para o tendão de aquiles e inclusive ter inchaço no tendão. Se você notar uma saliência no tendão ou no osso do calcanhar é melhor procurar um especialista, pois também pode ser um outro problema chamado HAGLUND. Nome feio para uma saliência óssea que cutuca o tendão de aquiles quando ele gruda no calcanhar. Esta bolota que aparece no calcanhar precisa de avaliação do ortopedista, pois pode piorar rapidamente e precisar de cirurgia.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias