Tratamento de manchas brancas ou amareladas nos dentes com Infiltração resinosa: uma abordagem indolor, minimamente invasiva e conservadora.

Dra. Carol Calil

As lesões de mancha branca são sinais precoces de desmineralização do esmalte.

Elas podem ser causadas por:

1 – Higiene bucal inadequada e que podem indicar lesões de cárie iniciais.

2 – Dificuldade de limpeza ao redor dos brackets durante o tratamento ortodôntico.

3 – Fluorose (defeitos durante o desenvolvimento do esmalte que o tornam mais poroso e consequentemente com manchas que podem variar da cor branca até marrom dependendo da severidade da doença).

4 – Trauma dos dentes decíduos (dentes de leite): hipomineralização traumática de um dente permanente é uma conseqüência de trauma periodontal no dente de leite.

Independente de qual é a causa essas lesões podem afetar negativamente o paciente (a criança inclusive) pois elas têm um comprometimento estético. Se essas manchas ocorrem nos dentes da frente a preocupação é com a falta de resistência desses dentes e com a estética. Se for nos dentes de trás (posteriores) a grande preocupação é com relação a resistência pois eles podem quebrar facilmente durante a força de mastigação.

Como solução (conservadora), na maioria dos casos esse esmalte manchado (hipomineralizado) pode ser tratamento com uma resina altamente fluida, sem a necessidade de desgaste dos dentes. Uma abordagem minimamente invasiva, indolor e conservadora mas com resultado estético extremamente satisfatório.

A infiltração resinosa, por ser conservadora e ter a capacidade de preencher as porosidades do esmalte tornando o mais resistente tem sido a melhor alternativa quando comparada a outros procedimentos como facetas e lentes de contato pois não envolve o desgaste dos dentes. A remoção das manchas dos dentes através da infiltração resinosa torna se ainda mais importante quando o paciente é criança ou adolescente pois esse procedimento não envolve o desgaste do esmalte dos dentes.

É importante ainda ressaltar que esse procedimento não impede o paciente de fazer o clareamento dental no futuro, quando desejar dentes mais brancos.

A seguir algumas fotos de um procedimento feito em uma criança de 7 anos cujo dente inferior apresentou manchas causadas por um trauma no dente de leite.

Figura 1. Dente 31 (inferior lado esquerdo) Primeiro passo: diagnóstico.

Figura 2: delimitação da lesão com tratamento ácido.

Figura 3: Momento da infiltração resinosa

Figura 4: Resultado final

Referências: Deep infiltration of MIH lesions: the use of transillumination as a diagnostic tool. 70

Associate Prof. Carlos Rocha Gomes Torres, Associate Prof. Alessandra Bühler Borges.Icon Cases reports.

Micro-invasive esthetic treatment for MIH lesions. 76

Associate Prof. Carlos Rocha Gomes Torres, Daniele Mara da Silva Ávila, DDS, Ms, PhD Student. Icon case reports.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp