Subcondroplastia

Autor: Dr Fabiano Cunha

Nomes como condromalácia, desgaste de cartilagem e osteoartrite (ou artrose), são graus diferentes de uma mesma doença que afeta as articulações. Nas articulações existe um revestimento chamado cartilagem, que suporta a carga do nosso corpo, como um amortecedor, para diminuir o atrito entre os ossos das juntas. Com o passar dos anos este atrito entre os ossos começa a gerar um rangido, que é o primeiro sinal de que a articulação está com algo fora do lugar. A partir disso, podemos começar a ter uma dor após caminhadas, carregar peso, dançar. É sinal de que o impacto já não está sendo absorvido pela cartilagem, mas sim transmitido para o osso do joelho, chamado subcondral (abaixo da articulação).

Como posso saber se este desgaste já está acontecendo?

O primeiro sinal evidente de desgaste é a dor. Se você tem dor no joelho após correr, após academia, ou subindo e descendo escadas, é porque já tem desgaste no joelho, na cartilagem e edema subcondral. Com o passar do tempo esse osso subcondral vai sendo comprimido, pressionado até ficar mais endurecido ou gerar pequenas falhas no osso, oque também causa dor.

Existe atualmente no Brasil um tratamento que repõe a firmeza deste osso subcondral, para ele conseguir suportar as cargas de caminhar, saltar, melhorando a dor da artrose.

Como a subcondroplastia melhora a artrose

Através de uma injeção no local que está enfraquecido vamos melhorar a qualidade deste osso, permitindo melhorar a qualidade de vida e aliviar as dores. Imagine o osso como se fosse o asfalto de uma rua, por onde passam carros, caminhões; ao longo do tempo este asfalto não aguenta e precisa de nova camada. É assim que os tratamentos para artrose funcionam, ou se usa um lubrificante, que é aplicado na articulação com anestesia ou esta subcondroplastia, onde se aplica uma substancia para aumentar a firmeza do osso machucado.

A subcondroplastia injeta células tronco no joelho? O tratamento com células tronco funciona  para artrose de joelho?

Muitas pesquisas mostram que as células tronco (msc em inglês) tem bom resultado e serve para vários problemas no corpo humano. Existem alguns tipos de células tronco, vamos entender:

  1. Plasma rico em plaquetas: É um concentrado de um tipo de células do seu sangue, que pode ser obtido de uma veia ou de um aspirado da medula óssea. Após passar por um processo de separação se usa um ativador e conseguimos obter um pouco destas células e fatores de crescimento que vão ajudar a reparar lesões musculares e em alguns estudos se mostrou melhora da dor provocada pela artrose.
  2. Células tronco expandidas: procedimento ainda sem liberação no Brasil, consiste em coletar células do paciente, seja de gordura ou cartilagem , mandar para laboratório e “cultivar”, para formar mais células de cartilagem.  O processo já existe, mas ainda não é a solução, pois apesar de muito caro tem mostrado resultados ruins em 50 % dos pacientes.
  3. Transplantes de cartilagem: pouco disponíveis no Brasil, depende de ter um modelo de outro ser humano, que pode ser transplantado, como se fosse uma prótese, mas com osso humano. Ainda oferece varias resistências, seja pela questão da imunidade, rejeição, risco de infecção.

Como posso tratar minha dor no joelho?

O correto é procurar um ortopedista especialista em Joelho, e se possível que realize os tratamentos mais modernos para cartilagem. Existem duas sociedades mundiais que estudam cartilagem, a OARSI e a ICRS, da qual sou membro desde 2011, o que significa que vou a congressos sobre o assunto e tenho observado a preocupação de todos médicos com um envelhecimento saudável, esse é o foco que devemos perseguir.

Se emagrecer a dor no joelho melhora?

Sim, emagrecer melhora a dor no joelho, no quadril e na coluna. Lógico que emagrecer vai ficando mais difícil com a idade, pois o metabolismo vai ficando mais lento, mas  pense,  a cada ano fica mais difícil emagrecer, e você vai ter que carregar seu corpo o resto da vida, melhor começar hoje.

Musculação ajuda na artrose?

Sim, quanto mais músculo nas coxas e pernas menos carga cai nos joelhos e quadris, porque o músculo é capaz de absorver o impacto, como se fosse uma mola. Mas não adianta sair fazendo ginástica se a dor da artrose está forte, precisa lubrificar seu joelho antes. Existe uma ordem no tratamento da artrose que é:Lubrificar: com suplementações orais de colágeno ou injeções de hialuronato de sódio (Hialuronico.

Fortalecer: com ajuda de um profissional de fisioterapia ou um personal na academi

Emagrecer: ponto fundamental, mas sem pressa, pense que quanto mais exercício fizer mais seu metabolismo acelera e mais você emagrece, pense mais longe, compre uma calça que não serve em você hoje e deixe ela em local visível, para ser um estímulo,.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias