Sialometria ou exame de fluxo salivar

Sialometria saiba o que é

Autora: Dra. Caroline Morini Calil

A sialometria é um exame que mede a quantidade de saliva produzida num determinado intervalo de tempo. Esse exame pode detectar uma função reduzida ou mau funcionamento das glândulas salivares. Também é bastante solicitado por médicos reumatologistas para investigação de Síndrome de Jogren.

Sialometria
Sialometria

O fluxo salivar é importante para a limpeza da boca uma vez que remove restos alimentares e microorganismos nocivos a saúde bucal. A falta de saliva pode ter diversas causas que podem ir além das doenças reumatológicas como: falta de estímulo e uso contínuo de medicamentos específicos como antidepressivos, antihipertensivos e antihistamínicos, alterações hormonais, alterações de glândulas salivares, radioterapia de cabeça e pescoço e diabetes, entre outras doenças sistêmicas.

Quando a quantidade de saliva não é suficiente o mais comum é o paciente apresentar dificuldade para deglutir, ardência bucal, lábios secos, sentir alimentos aderidos ao dente ao final das refeições e a língua com muita saburra. A saburra corresponde ao acúmulo de placa bacteriana na região posterior da língua. Esta placa pode ter coloração esbranquiçada, amarela ou marrom.

Após os resultados dos exames é importante que a (o) paciente junto com seu médico (a) dêem continuidade ao tratamento. O uso de saliva artifical é apenas em casos radicais como quando o paciente passa por radioterapia de cabeça e pescoço. O uso de saliva artifical apenas reduz o desconforto mas não faz o tratamento da glândula salivar.

O Tratamento da hipossalivação (baixo fluxo salivar ou boca seca) é uma das muitas etapas do tratamento da Síndrome de Jogren. No que consiste a estimulação do fluxo salivar podemos trabalhar com as medicações e doses adequadas a cada paciente. Atualmente há disponível também a Laserterapia nas glândulas salivares. Porém os melhores resultados hoje, relatados por nossos pacientes são a associação de medicamentos + eletroestimulação transcutânea das glândulas + laserterapia.

Leia também: https://institutodoatleta.com.br/como-e-o-tratamento-do-mau-halito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp