Ortopedista especialista em ombro e cotovelo

Autor: Dr. Luis Gustavo P. Nascimento

A especialidade de ombro e cotovelo é talvez uma das mais recentes dentro da ortopedia. Isso faz com que, nos dias de hoje, a sua evolução, aliada logicamente a velocidade da informação, seja exuberante e ao mesmo tempo estimulante. O diagnóstico das doenças e, consequentemente, o tratamento destas evoluíram nos últimos anos e assim devem continuar por muito tempo.

Com o surgimento da artroscopia do ombro na década de 80 e, mais recentemente, a evolução das próteses, ocorreu uma grande revolução na especialidade. A artroscopia possibilitou o diagnóstico de inúmeras doenças até então desconhecidas e o tratamento destas está em contínua evolução. Mais recentemente, com as próteses de 3a e, atualmente, de 4a geração os resultados deste tipo de cirurgia tornaram-se muito melhores e mais promissores para o paciente. Além destas, surgiu na nossa realidade a artroplastia (prótese) reversa, que nos permitiu tratar situações que até então não tínhamos solução, como as lesões irreparáveis do manguito rotador, fraturas graves em idosos, sequelas de fraturas, revisões de próteses convencionais entre outros.

O maior beneficiário disto tudo, consequentemente, é o próprio paciente. Aliás, é para o bem estar deste que o médico dedica-se por anos da sua vida estudando e aprimorando-se, e assim o terá que continuar atuando desta maneira para acompanhar aquilo que muitas vezes não encaramos como uma evolução, e sim como uma revolução!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias