A dor no joelho pode aparecer depois de uma corrida, depois de um exercício na academia ou para subir e descer escadas. O importante é separar cada tipo, pois a dor no joelho quase sempre se manifesta do mesmo jeito: dor, dificuldade de dobrar ou esticar, inchaço no joelho. Todos estes tipos de dor podem estar juntos, o que exige a avaliação de um ortopedista especialista em joelho para planejar o tratamento. O uso de salto alto de haste fina é ótimo para piorar qualquer problema de joelho e serve de alerta, pois está na hora de buscar ajuda. Vou separar as dores em vários tipos, para ficar fácil de entender: 1. Dor no joelho por tendinite ou esforço físico- São dores onde há erro…
Autor: Dr Fabiano Cunha Como evitar a prótese de joelho Para entender como é possível fugir da prótese de joelho primeiro precisamos entender o que é a artrose. A artrose de joelho é o nome dado para o desgaste máximo da cartilagem. Quando isso ocorre, o contato entre os ossos do joelho gera atrito e dor. Com o tempo vem a diminuição de movimento, inchaço e o joelho vai entortando. Prótese de joelho O que causa a artrose? A artrose ou desgaste da cartilagem (condromalácea) é um processo natural de envelhecimento, o problema é que causa dor. Neste desgaste, revestimento do osso na articulação(junta) chamado cartilagem vai acabando e o contato entre os ossos gera atrito. Lógico que esse desgaste demora muitos anos, mas pode começar…
1. INTRODUÇÃO - Prótese de Quadril A prótese de quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas de toda a medicina moderna. Os melhores resultados cirúrgicos não dependem apenas de nós cirurgiões, mas também da sua motivação, entendimento e colaboração. Sabemos que as informações que lhe passamos em consultório ou mesmo nas visitas após o procedimento cirúrgico ventualmente acabam se perdendo haja visto que você está passando por uma situação potencialmente estressante e desconhecida em sua vida. Este estresse emocional dificulta por vezes a perfeita absorção das recomendações médicas e fisioterápicas. Este cenário pode gerar ansiedade e temores a respeito de como comportar-se com seu “novo quadril”. Várias dúvidas também irão surgir no seu retorno ao lar quando você irá gradualmente voltar a enfrentar as…
https://www.youtube.com/watch?v=28wOHP6uzAc Tags: Ondas de choque, lombalgia,Dor nas costas, ciática, ciatalgia, nervo ciático ,Como tratar dor na coluna, dor lombar, travamento da coluna, desvio na coluna, sintomas de nervo ciático, resolver a dor nas costas, repuxado na coluna, melhhor tratamento para dor nas costas, crise de dor lombar, Antes de qualquer tratamento precisamos saber qual a causa da sua dor nas costas. Existe dor nas costas por nervo ciático, dor lombar por travamento da coluna (que seria muscular), desvio na coluna. É importante saber quais os sintomas de nervo ciático, para procurar como resolver a dor nas costas. Se a dor espalha das costas para uma ou ambas as coxas, uma dor por dentro, que parece um repuxado, que você não consegue localizar apertando o local,…
Prof. Dr. Carlos Vicente Andreoli As dores no ombro são comuns, sendo a ruptura dos tendões do manguito rotador a mais frequente. Pode afetar esportistas e sedentários. Acomete cerca de 13% das pessoas com menos de 50 anos e mais de 50% dos indivíduos acima de 60 anos possuem pelo menos lesões parciais com significante impacto em relação à qualidade de vida e diminuição da função. O manguito rotador é composto por quatro (4) tendões: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. As lesões do manguito rotador podem ocorrer devido à movimentos repetitivos, degenerativos e traumáticos ( foto 01). As lesões sintomáticas do manguito rotador são comuns durante a prática clínica diária, sendo a afecção mais frequente causadora de dor durante as atividades cotidianas, tendo maior…
Conheci o ortopedista Roberto Nahon ainda moleque, quando veio ser nosso atleta no time de vôlei. Transformou-se em um excelente médico e conseguiu juntar sua paixão pelos esportes com sua profissão. Hoje é, além de várias outras coisas, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Aproveitei todas essas experiências para fazer algumas perguntas sobre uma questão que incomoda tanta gente: a dor lombar. Quais são as doenças/problemas mais comuns que geram a dor lombar? A lombalgia não é uma doença e sim um sintoma. Uma maneira fácil de separar os diferentes tipos de dor lombar é dividindo entre os casos em que a dor irradia para as pernas e os casos em que a dor…
O Dr. Roberto Nahon é um amigo de longa data. Conheci ainda moleque, quando veio ser nosso atleta no time de volei. Logo depois, começou a remar e não parou mais. Inclusive, já fui assistir várias “essa vai ser a minha última regata”. Se transformou em um excelente ortopedista e conseguiu juntar sua paixão pelos esportes com sua profissão. Um breve currículo para terem uma ideia… -Ortopedista, Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) e Membro Titular e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME); -Chefe médico do COB - 2014 -2020; -Foi membro do Comitê Médico da Panamericana de Triathlon (PATCO); -Membro médico do Comitê Paralímpico da Federação Internacional de Remo (FISA); -Doutorando em Neurociências com ênfase em…
Autor: Dr. Carlos Daniel de Castro Filho Embora a frequência da artrose primária do tornozelo não seja muito preocupante em nosso meio, suas formas pós-traumáticas e inflamatórias apresentam incidências crescentes aqui e em todo o mundo. A artrodese do tornozelo (“travamento cirúrgico da articulação”), considerada como o padrão-ouro no tratamento da artrose de qualquer etiologia, vem sendo questionada, especialmente quando nos deparamos, cada vez mais frequentemente, com acometimentos bilaterais e em indivíduos jovens. Após a artrodese, trabalhamos sempre com um espectro de sobrecarga das articulações vizinhas e das sequelas que delas decorrem, com consequente deterioração da qualidade funcional do paciente. Apesar das elevadas taxas de insucesso vividas com as primeiras gerações de próteses totais do tornozelo, vários grupos seguiram pesquisando e hoje dispomos de diferentes implantes,…
Autor: Dr Fabiano Cunha O Jogador Italiano de 38 anos esclareceu que O principal motivo de sua parada é a dor constante que sente no joelho direito. Na conversa com o jornal italiano "Gazzetta dello Sport", Pirlo disse que não tem mais cartilagem na rótula, e afirmou que não consegue treinar como fazia anteriormente. Veja neste texto como evitar uma lesão precoce de cartilagem que pode atrapalhar sua vida esportiva. Pirlo começou sua carreira no Brescia, em 1995, passou pelo Inter de Milão, Reggina e chegou ao Milan em 2011, ajudando o time a conquistar títulos importntes, como a liga Italiana por duas vezes, a Copa da Italia, Supercopa e duas Champions League(2002/03 e 2006/07. Nesta época recebeu o apelido de MAestro, por sua posição…
Autor: Dr Carlos Vicente Andreoli O basquete nos últimos anos, se tornou mais veloz, intenso e cada vez mais físico. O aumento da sobrecarga da atividade física ocasionou um aumento no número de lesões e, em especial, as lesões localizadas nos joelhos, segundo a literatura ortopédica. Starkey et al, demonstraram, por meio de um estudo com atletas da NBA por 10 anos, que o joelho é o segmento anatômico que responde pelo segundo lugar no número total de lesões (perdendo apenas para os tornozelos) e o principal responsável pelo afastamento dos atletas de treinos ou partidas. As lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são extremamente freqüentes na população desportista e acomete principalmente esportes que envolvam contato, desacelerações, mudanças de direção, saltos e aterrissagens. O basquete atende…
O problema mais comum da coluna é o famoso bico de papagaio, o nome popular da artrose na coluna. Isto acontece porque com o envelhecimento o disco intervertebral reduz de tamanho, as vertebras se encostam, causando atrito entre os ossos, o que causa dor e vai tendo uma reação do corpo, que forma bicos de osso, realmente parecidos com um bico de pássaro. Outro muito comum é a inflamação do nervo ciático, que é o responsável pelo movimento das pernas, sai da coluna lombar, passa na região das nádegas e desce pela perna. Este nervo pode sofrer uma compressão pelo disco intervertebral e inflamar, causando uma dor muito comum em pessoas mais velhas, que espalha por toda perna.
Temos que imaginar a coluna como um empilhado de ossos, com músculos segurando a posição correta. Com o passar da vida estes músculos ficam mais fracos e pode acontecer dois tipos de desvio, a cifose e a escoliose. Cifose é quando a parte das costas na coluna fica curvada para frente, como se a pessoa estivesse sempre olhando para baixo. Se não tratada, vai ficando difícil de corrigir.
A escoliose é o desvio lateral da coluna, que causa um aspecto da pessoa torta, quando vista de frente. É fácil perceber este desvio quando olhamos os ombros da pessoa, sendo que na escoliose um fica mais baixo do que o outro. Este tipo de desvio vai ficando irreversível se não tratado.
O hábito de ficar mais tempo sentado causa uma pressão direta sobre a coluna lombar, pior do que quando se está em pé. Sem dúvida isto vai causando mais dores ao longo dos anos, uma fraqueza muscular progressiva, que muitas vezes demora para causar dor. E todo mundo só procura o médico quando tem dor, o que pode levar a casos mais graves, mais difíceis de tratar
O exercício de agachamento, usando um peso no ombro é um dos mais comuns de provocar lesão na coluna, devendo ser sempre supervisionado por um profissional de educação física ou fisioterapeuta, pois submete a coluna a uma sobrecarga instantânea, que pode ultrapassar o limite do corpo.
Corrida também aumenta o impacto na coluna, por isso é fundamental que a pessoa se prepare para realizar estes exercícios.
Existe um tipo de treino, cujo nome em inglês é Core Training (treinamento do eixo central), que tem como objetivo fortalecer os músculos da pelve, abdome e costas para permitir realizar outros exercícios, como corrida. Também existe o RPG (reestruturação postural global), que é uma fisioterapia específica para coluna, o Pilates, que treina abdome, coluna e postura, todos com muito foco em preparar a coluna e o corpo para as situações do dia-a-dia
A grande questão nas doenças de coluna é o tempo de evolução, que vai ficando mais difícil de tratar. Se a pessoa não tem dor, não consegue se dedicar ao tratamento, o resultado não aparece rápido e quase sempre só vai perceber quando é tarde demais. Temos observado ao longo dos anos as pessoas mais preocupadas em tratar, mas quase sempre porque viram algum familiar mais velho com o problema e ficaram assustadas, , não querem ficar iguai à avó, coisas do tipo.
Existem três etapas no tratamento de problemas de coluna, que se baseiam em dois critérios, dor e intensidade dos exercícios.
Na pergunta acima respondí.
Complementando, o importante é a intensidade e duração de cada exercício, cada pessoa precisa compreender o limite do corpo, progredir lentamente, praticar exercícios com regularidade e ter o repouso entre uma atividade e outra.
A falta de cálcio pode causar uma fraqueza na coluna e fraturas, mas é mais comum na velhice, quando aparece a osteoporose, que é um enfraquecimento dos ossos e provoca fraturas pequenas, que vão achatando a couna, causando desvios e dores.
O problema é que os desvios na coluna vão comprimindo os nervos que saem entre as vértebras, causando uma fraqueza e dormência nos braços e/ou pernas. Isto vai provocar uma atrofia dos músculos, lentamente. É a chamada hérnia de disco
Todo mundo toma remédios que tem em casa para tratar uma dor nas costas ocasional. O problema é ficar tomando o remédio e não procurar o médico para descobrir o que está acontecendo. Se demorar muito, o desvio ou uma hérnia pode estar numa fase de difícil tratamento, ás vezes precisando até de cirurgia (5% dos casos)
Dr Fabiano Cunha, especialista em tratamentos para cartilagem.
Na artrose de quadril o tratamento com as injeções de Hialurônico tem mostrado um bom resultado no alívio das dores e melhora do movimento.
Para planejar seu tratamento preciso olhar algum exame seu do quadril, tipo rx ou ressonancia. Depois disso, podemos planejar a aplicação.
Este tratamento é realizado em um laboratório, onde um radiologista faz um ultrassom para achar o local correto da aplicação e eu aplico o lubrificante.
Aguardo o sr me mandar os exames, até breve
Dr Fabiano Cunha, especialista em tratamentos para cartilagem e artrose.
O tratamento com plasma rico em plaquetas é uma das opções para melhorar a dor causada pela artrose. Este tratamento ainda não tem liberação pela agencia nacional de saúde, mas existem vários estudos fora do Brasil mostrando bons resultados no alivio da dor. Fique claro que este tratamento não forma cartilagem, mas melhora a lubrificação do joelho. Existe outro tratamento com Injeções de Hialurônico, um lubrificante natural e tem mostrado um bom resultado no alívio das dores e melhora do movimento.
Para planejar seu tratamento preciso olhar algum exame seu, tipo rx ou ressonancia. Depois disso, podemos planejar o melhor tipo de tratamento.
Se for com células tronco, quem faz o preparo é uma bióloga e eu faço a aplicação, na clinica mesmo.
Se for caso para Hialuronico, é feito no consultório
Aguardo o sr me mandar os exames, espero ter esclarecido, até breve