Avaliação de Desempenho e Performance Cyclus

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

O avanço do desempenho de um ciclista passa por boa alimentação, avanços tecnológicos dos equipamentos e, claro, uma boa performance. A Avaliação de Desempenho e Performance Cyclus é ideal para realizar o diagnóstico do atleta e ajudá-lo a se desenvolver; tudo na sua própria bicicleta

Para muitos, a bicicleta funciona como meio de transporte diário ou como meio de lazer aos finais de semana, seja em algum parque ou nas ciclovias das cidades. Para o ciclista, a bicicleta é muito mais que apenas um equipamento, ela é a extensão do corpo do atleta. A evolução no ciclismo passa pelo aperfeiçoamento tecnológico da bicicleta e também pela avaliação e desenvolvimento da performance  no ciclismo.

O plano estratégico de treino do ciclista vai além de “só pedalar”. O aperfeiçoamento dentro do esporte é composto por boa alimentação e a prática constante de exercícios fora da bicicleta – e, claro, na bicicleta. Fortalecer e conhecer melhor a dinâmica do próprio corpo são fatores essenciais para o atleta de ciclismo. O acompanhamento de um profissional é necessário, já que para o ciclista o treino não é tanto sobre carga e ganho de massa, mas sim sobre intensidade e agilidade. Nesse tipo de esporte, o atleta precisa dominar os movimentos para utilizá-los a seu favor na hora da prova (como, por exemplo, no aproveitamento de vácuo).

O treino também pode passar por alterações de acordo com cada modalidade praticada: ciclismo de estrada, ciclismo de pista, mountain bike, BMX, ou em provas associadas como o triatlo. Apesar de contarem todas com a bicicleta e o ciclista, cada uma delas têm suas peculiaridades e pontos estratégicos.

Uma das maneiras mais eficazes de acompanhar se o trabalho de desenvolvimento do atleta está progredindo é realizando a Avaliação de Desempenho e Performance Cyclus. O serviço de medicina do esporte do Instituto do Atleta (INA) é pioneiro na aplicação desse tipo de avaliação.

O primeiro grande diferencial do Cyclus é que ele é realizado no próprio equipamento do atleta, o que faz com que a performance seja analisada dentro de um quadro real. Por meio do exame, o atleta pode avaliar sua capacidade neuromuscular; determinar a cadência ideal da pedalada através de teste isocinético (exclusivo do INA no Brasil); verificar o índice de fadiga muscular; a capacidade aeróbica e a potência anaeróbica. Em outras palavras, Avaliação de Desempenho e Performance Cyclus analisa qual a performance do atleta: como e em qual velocidade o corpo se comporta quando está na bicicleta.

O Cyclus pode e deve ser usado não apenas como avaliação única para elaborar planos estratégicos, mas também como método de treinamento do atleta, uma vez que o é realizado em ergômetro com a bicicleta do ciclista. Assim, o ciclista pode desenvolver melhor as resistências básica, de força e de força máxima e realizar, inclusive, simulações.

Como cada atleta e cada prova são diferentes, os protocolos de avaliação e treinamento são elaborados pela equipe de medicina do esporte do INA focando nos objetivos de cada ciclista. O objetivo é sempre a evolução do atleta, realizando primeiro o diagnóstico de desempenho e partindo para os diversos treinamentos possíveis no ergômetro.

Paralelo à análise de desenvolvimento, o ciclista deve buscar se inteirar das novidades tecnológicas para a bicicleta, como acessórios e roupas, tudo a fim de proporcionar mais agilidade e conforto.

O “milagre” do desenvolvimento de performance não existe, mas a união de todos esses fatores com a realização da Avaliação de Desempenho e Performance Cyclus constantemente auxiliarão o ciclista a caminhar, ou melhor, pedalar para o entendimento mais completo do próprio corpo e de como ele trabalha em conjunto com o equipamento – tudo isso vendo a linha de chegada cada vez mais perto.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias