Sialometria saiba o que é Autora: Dra. Caroline Morini Calil A sialometria é um exame que mede a quantidade de saliva produzida num determinado intervalo de tempo. Esse exame pode detectar uma função reduzida ou mau funcionamento das glândulas salivares. Também é bastante solicitado por médicos reumatologistas para investigação de Síndrome de Jogren. Sialometria O fluxo salivar é importante para a limpeza da boca uma vez que remove restos alimentares e microorganismos nocivos a saúde bucal. A falta de saliva pode ter diversas causas que podem ir além das doenças reumatológicas como: falta de estímulo e uso contínuo de medicamentos específicos como antidepressivos, antihipertensivos e antihistamínicos, alterações hormonais, alterações de glândulas salivares, radioterapia de cabeça e pescoço e diabetes, entre outras doenças sistêmicas. Quando a quantidade…
Dra. Carol Calil As lesões de mancha branca são sinais precoces de desmineralização do esmalte. Elas podem ser causadas por: 1 - Higiene bucal inadequada e que podem indicar lesões de cárie iniciais. 2 – Dificuldade de limpeza ao redor dos brackets durante o tratamento ortodôntico. 3 – Fluorose (defeitos durante o desenvolvimento do esmalte que o tornam mais poroso e consequentemente com manchas que podem variar da cor branca até marrom dependendo da severidade da doença). 4 – Trauma dos dentes decíduos (dentes de leite): hipomineralização traumática de um dente permanente é uma conseqüência de trauma periodontal no dente de leite. Independente de qual é a causa essas lesões podem afetar negativamente o paciente (a criança inclusive) pois elas têm um comprometimento estético. Se…
No século XVIII, Pierre Fauchard (1678-1761), o “Pai da Odontologia moderna”, publicou a obra “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas”. Com ela foi possível um salto para a ciência da odontologia. A inauguração da primeira escola dental do mundo deu-se em 06 de março de 1840, na cidade de Baltimore nos EUA. No Brasil pré-descobrimento os índios tratavam as moléstias de maneira bem rudimentar, e os problemas bucais não eram diferentes. As dores eram tratadas com plantas medicinais e ao primeiro sinal de problemas dentários os mesmos eram arrancados. As ferramentas eram precárias e pouco desenvolvidas, como objetos de madeira e pedaços de cipó. Após o descobrimento, os portugueses trouxeram os costumes dentários da época para as terra brasileiras. No início os barbeiros eram…