Pós-operatório de Ligamento Cruzado do joelho

Autor: Dr Fabiano Cunha

O ligamento cruzado anterior é o ligamento do joelho com maior numero de lesões no futebol. Isto acontece porque este ligamento serve para evitar movimentos extremos de rotação e valgo (joelho forçado a fazer um X). Com a proliferação da prática de futebol society, que é um piso mais duro, que prende mais a chuteira, não é incomum se observar algum “jogador” sair carregado todas as noites, vítima de torsão no joelho.

Veja aqui outras causas de dor no joelho

A cirurgia do ligamento cruzado anterior é atualmente uma  das mais comuns no meio esportivo. A lesão ocorre por varias causas, mas geralmente podemos citar tres principais motivos:

  • Falha no aquecimento;
  • Fadiga muscular;
  • Movimento anômalo, não natural, como no caso de Ibrahimovic, afastado por lesão do ligamento cruzado anterior;

A lesão do ligamento cruzado anterior leva a uma sensação de joelho frouxo e instável, que impede de jogar futebol, mas principalmente, vai causando uma atrofia no joelho. Segundo relato de pacientes, é comum ouvir que “meu joelho está instável”, “meu joelho atrofiou, o que faço” . Quando voce tiver uma torção do joelho e ele inchar, tem grande chance de ter ocorrido uma lesão de ligamento, não obrigatóriamente do ligamento cruzado, mas é importante que seja investigado, pois quanto mais tempo demora para ver o que aconteceu, fica mais difícil de recuperar a condição muscular e retornar aos esportes.

O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior é quase sempre cirúrgico, pois sem este ligamento o joelho “perde o eixo”. Imagine voce tentando correr sobre um chão ensaboado e tentando mudar de direção. É mais ou menos isto que sente a pessoa logo após uma lesão deste ligamento.

A cirurgia a ser realizada é por artroscopia,  e posso dizer com certeza que permite retorno para a prática esportiva em 95% dos casos, no mesmo nível que tinha antes de machucar o joelho. Lógico que a cirurgia precisa ser realizada por especialista, e tão importante quanto a cirurgia é o  acompanhamento, a fisioterapia, a musculação, pois o processo de reabillitação  leva 6 meses (veja abaixo as etapas), mas com 15 dias voce já poderá dirigir carro, caminhar.

Como é o pós operatóriodo ligamento Cruzado do joelho ?

Durante a primeira e segunda semanas
– Andar com duas muletas de apoio axilar e imobilizador de joelho, podendo apoiar o lado operado no chão;
– Não é permitido mover o corpo sobre o joelho, por exemplo ao entrar e sair do carro. Utilize a perna não operada para mudar de direção.
– Realizar flexão e extensão do joelho operado  várias vezes por dia, sentado em cadeira.
– Aplicar gelo no joelho por 20 minutos, três vezes por dia. Utilizar o gelo sobre um pano, e não diretamente no joelho;
– Retirar pontos na segunda semana.
– COMEÇA A ANDAR COM 7 DIAS
– DIRIGE CARRO COM 15 DIAS

Durante a terceira semana
– Manter a muleta do lado normal e apoiar peso no lado operado.
– Deve ter flexão e extensão já quase normal
– Andar apenas em linha reta; para mudar de direção use o lado não operado

Durante Quarta semana
– Liberado para andar sem muletas, mas lado operado só anda em linha reta;

Da Quarta à oitava semana é o período mais crítico para perder a cirurgia. Todo cuidado é importante

Durante Quinta e até oitava semana
– Fisioterapia para reforço muscular
– Liberada caminhada moderada em linha reta.
– NATAÇÃO LIBERADA COM DOIS MESES DE CIRURGIA

Durante terceiro mês
– Liberado para caminhada rápida em linha reta
– LIBERADO CORRIDA EM ESTEIRA

Durante quarto mês
– Liberado para caminhada rápida em todas as direções E CORRIDA NA RUA

Durante Quinto mês
– Liberado para corrida em linha reta. REALIZA TESTE DE CYBEX PARA AFERIR REABILITAÇÃO. INICIA TREINO COM BOLA

Durante Sexto mês
– Liberado para prática esportiva, SE APROVADO NO CYBEX.
– COMPLEMENTA REFORÇO MUSCULAR GUIADO PELO CYBEX

Como observado, a cirurgia do ligamento cruzado anterior tem uma fase inicial mais lenta, que exige repouso para permitir a cicatrização, mas o avanço das técnicas de cirurgia e fisioterapia tem conseguido fazer voce voltar a jogar bola ou outra atividade entre 6 e meses.

Durante a recuperação da lesão do ligamento cruzado anterior existe uma fase de reforço muscular, que é fundamental para a fase de retorno ao esporte.

É altamente recomendado a realização de um teste isocinético antes de voltar a praticar atividades físicas como futebol ou volley.

A cirurgia deve ser realizada por médico reconhecido como especialista em joelho pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e o acompanhamento vai até o 6 mese de evolução.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias