Como evitar prótese de joelho

Autor: Dr Fabiano Cunha

Para entender como é possível fugir da prótese de joelho primeiro precisamos entender o que é a artrose. A artrose de joelho é o nome dado para o desgaste máximo da cartilagem. Quando isso ocorre, o contato entre os ossos do joelho gera atrito e dor. Com o tempo vem a diminuição de movimento, inchaço e o joelho vai entortando.

O que causa a artrose?

A artrose ou desgaste da cartilagem (condromalácea) é um processo natural de envelhecimento, o problema é que causa dor. Neste desgaste,  revestimento do osso na articulação(junta) chamado cartilagem vai acabando e o contato entre os ossos gera atrito. Lógico que esse desgaste demora muitos anos, mas pode começar aos 25 anos, com rangido nos joelhos. Até estralos  ou sensação de areia são sinais que o desgaste ja começou.

Como evitar o desgaste de cartilagem?

O desgaste vai acontecer com todo mundo, é um processo natural, mas quanto antes começar a tratar melhor será o resultado. Se na família os mais velhos tem dores nos joelhos ou ombros você precisa ficar atento, fazer uma avaliação com Ortopedista especialista em medicina esportiva, pois mesmo sem dor o desgaste pode ter começado.

O excesso de peso, seja no trabalho, seja no corpo também pode acelerar o desgaste.

Se o joelho dói quando você fica abaixado também precisa mudar de hábitos e fazer uma consulta com ortopedista.

Se o joelho dói durante ou após atividade física, precisa ver o que está errado, pode ser a primeira manifestação de uma tendinite ou desgaste. Tente mudar a intensidade do treino ou alternar com piscina ou bicicleta.

Depende da fase em que inicia o tratamento. O desgaste da cartilagem é dividido em fases, casa uma com um tratamento especifico.
veja aqui as etapas do desgaste de cartilagem.
Neste texto vamos conversar sobre como evitar a prótese de joelho.

Como evitar a prótese de joelho?

A prótese de joelho é usada na fase grave da artrose, ,quando tem dor constante no joelho, inchaço e quando o joelho entorta. Ë uma cirurgia que tem seu lugar, tem sua hora. Com novos tratamentos que já existem no Brasil, conseguimos atrasar e às vezes evitar a prótese de joelho.  Precisa ser feita uma avaliação completa, inclusive com ressonância, para ver se há outros problemas, como lesão do menisco, tendinites, alterações  no osso. Há vários tratamentos novos, vamos falar de três que já tem resultados mais garantidos:

1. Acido Hialurônico:
é o óleo lubrificante do joelho. Com esse tratamento, conseguimos diminuir a dor  e melhorar o movimento do joelho. É o tratamento mais usado no mundo atual. No meu caso, fazemos este tratamento há 8 anos com resultados animadores. Consistem em aplicação com anestesia local, 1 ampola por semana, por 5 semanas. A melhora pode chegar a 50-60% dependendo da intensidade da artrose e durar até 1 ano e 6 meses. O tratamento consiste de uma aplicação por semana, com anestésico, num total de 5 semanas, sendo que o cliente não precisa de nenhum preparo, nem jejum, nem repouso depois.
Observamos pouquissimos efeitos colaterais, como sinovite transitória, inchaço no joelho, rangido e estralos.
O tempo de melhora ocorre logo após a segunda aplicação e dura entre 1,5 a 2 anos

2. Plasma rico em plaquetas:
Tratamento novo e promissor para diminuir o desgaste da cartilagem. Usado no mundo todo ha 5 anos, só há 2 anos que os estudos mostraram resultado efetivo. Neste tratamento se retira sangue do próprio cliente, o sangue passa por alguns processos de preparo e depois é injetado no local da artrose, junto com acido hialurônico. Por ser tratamento novo , não tem cobertura dos convênios, mas os resultados impressionam.

É uma pequena cirurgia com anestesia local e dois furinhos, com uma hora de duração, onde olhamos dentro do joelho com uma câmera. Esta cirurgia serve para diminuir o atrito lateral que causa o rangido no joelho e realizar uma limpeza no joelho para tirar as inflamações. De tão simples, o cliente pode ir para casa no mesmo dia.

O pós operatório segue uma regra de 3 dias:

  • Fica 3 dias sem pisar.
  • 3 dias pisando na ponta do pé
  • 3 dias pisando com o pé todo, até aqui com duas muletas ou andador.
  • 3 dias já anda usando uma muleta.
  • Com 12 dias de cirurgia larga a muleta e caminha normal
  • Com 15 dias de cirurgia inicia a fisioterapia;
  • Com 21 dias inicia o tratamento com as injeções de Acido hialuronico

Como é a cirurgia de prótese?

A prótese de joelho  consiste em remover a cobertura gasta do joelho e substituir por um molde de Metal. O principal objetivo da cirurgia é melhorar a dor no joelho e corrigir desvios, como o joelho de Cowboy ou joelho em X. Para melhorar o movimento será preciso analisar cada caso, mas é importante iniciar a fisioterapia no pos operatório e não aumentar de peso.

A cirurgia dura duas horas, se coloca o implante no joelho e o(a) cliente consegue andar no segundo dia com uso de andador. Passa três dias no hospital e depois já pode ir para casa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias