Artrose do Ombro: Quais os tratamentos existentes?

Autor: Dr. Carlos Andreoli

Todas as articulações do corpo podem sofrer com desgaste articular, ou seja, artrite ou artrose, sendo uma das causas de dor e limitação funcional na articulação do ombro. A dor no ombro pela artrose afeta principalmente mulheres, entre 60 e 80 anos, causando dificuldade para movimentar o braço afetado e dor principalmente à noite!!!

O diagnóstico diferencial com outras afecções incluem, lesão do manguito rotador (quando tendões do ombro rompem), capsulite adesiva ou ombro congelado (processo inflamatório), bursites e tendinites). É fundamental a avaliação médica inicialmente para o diagnóstico correto, por meio da história da dor e o grau de limitação de movimento do paciente (foto A e B).

A avaliação do grau de artrose ou desgaste da articulação é inicialmente avaliada pela radiografia, e pela ressonância magnética para avaliar a existência ou não de lesão dos tendões do ombro (foto c). O tratamento inicial sempre com medicação anti-inflamatoria ou corticoide, fisioterapia motora, repouso das atividades de trabalho com membro superior, principalmente acima da cabeça e infiltrações se necessário. O período de tratamento e variável , dependendo da dor e do grau de limitação do movimento.

A indicação de cirurgia varia desde a vídeoartroscopia, nos casos iniciais e sem artrose acentuada. A  persistência da dor e aumento da limitação do movimento pode ser necessário a prótese ou artroplastia do ombro. Existem diferentes tipos de prótese de ombro dependendo da idade e do grau de lesão dos tendões e da artrose. 
 No indivíduos jovens, principalmente entre 35 e 55 anos, a prótese resurfacing, cobertura da cabeça umeral, pode ser realizada (foto D). Caso os tendões do manguito rotador estejam íntegros pode ser realizada a prótese parcial ou total convencional ( foto E e F) e caso o paciente já possua a ruptura e atrofia dos tendões do ombro, a prótese utilizada pode ser a prótese parcial cabeça CTA (FOTO G ou a artroplastia reversa (FOTO H).

Os resultados da cirurgia de artrose do ombro alcançaram excelentes resultados com o surgimento de prótese novas e com qualidade. Um ombro sem dor e com movimento é possível atualmente por meio da cirurgia com artroplastia.

PRÓTESE PARCIAL DO OMBRO – Cabeça CTA
https://www.youtube.com/watch?v=SqG-U27V91A

PRÓTESE PARCIAL DO OMBRO
https://www.youtube.com/watch?v=9fQd5WE–iY

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias