Artroscopia do pulso

Autor: Dr. Carlos Henrique Fernandes

A artroscopia do punho, como é chamado tecnicamente o pulso, é uma técnica cirúrgica que permite diagnosticar e tratar patologias intra-articulares, com uma técnica minimamenteinvasiva, através da visualização direta e magnificada das estruturas anatômicas da articulação do punho.

Por meio de uma pequena ótica, com menos que 3 mm de diâmetro, que é introduzida no interior da articulação do punho podemos realizar diversos tratamentos. Entre eles podemos citar o tratamento das lesões ligamentares, a reparação da fibrocatilagem triangular(menisco), a ressecção de cistos sinoviais e o tratamento dos pequenos ossos do punho.

Trabalhos apresentados e publicados sobre artroscopia do punho

  1. Characteristics of global publications about wrist arthroscopy: A bibliometric analysis. Hand Surgery 2012, 17(3): 311-315.
  2. Ressecção artroscópica de cisto sinovial dorsal: revisão sistemática sobre recorrência. 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, 2012.
  3. Resultados e taxa de recorrência do cisto sinovial dorsal tratado com ressecção artroscópica com seguimento de 4 anos. 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, 2012.
  4. Achados artroscópicos da artrite gotosa do punho. 42º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010.
  5. Experiência de 10 anos com artroscopia do punho. Análise crítica. 42º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010.

Artroscopia do punhoArtroscopia do punho

Tratamento artroscópico da rigidez articular secundária a fratura de extremidade distal do rádio. 5º Congresso Brasileiro de Traumatologia Desportiva, 2009

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe um comentário

Categorias