Acupuntura

(11) 3050-5123

(11) 3887-5123

(11) 94010-7986

Slide background

Outras especialidades

A Acupuntura, diferente do que muitos acreditam, não se trata de uma terapia alternativa desde 1995, quando foi reconhecida como uma especialidade médica no Conselho Federal de Medicina (CFM). Na medicina esportiva, é uma técnica muito importante e cada vez mais utilizada por pessoas que praticam esportes com certa frequência e atletas de alto desempenho.

Utilizada no tratamento de dores, lesões e doenças musculares provindas da prática esportiva, a acupuntura no esporte pode servir até como analgésico, além de também ser muito útil na prevenção de lesões e na preparação física, melhorando inclusive o desempenho esportivo. Por meio de agulhas, a técnica estimula diferentes pontos estratégicos do corpo – que mudam de acordo com o objetivo do paciente e com o tratamento.

A especialidade existe há milhares de anos e tem muitas funções para além da medicina esportiva. Atualmente, devido aos muitos estudos médicos e a tecnologia, tem evoluído cada vez mais ao unir conhecimentos e técnicas milenares da tradição chinesa, de onde surgiu, a novas descobertas e métodos ocidentais.

Como a Acupuntura no Esporte funciona?

A acupuntura age, como já mencionado, por meio do estímulo de agulhas em determinados pontos do corpo. Essas agulhas, ao serem colocados nos pontos corretos que serão cuidadosamente escolhidos pelo profissional, fazem com que o organismo libere uma série de substâncias – chamadas de neurotransmissoras por levarem informações diretamente ao cérebro e nosso sistema neurológico – que provocam desde ações relaxantes até anti-inflamatórias e analgésicas sem injetar qualquer tipo de medicação no corpo.

Quando é recomendável realizar o tratamento por Acupuntura?

Recomendável em diversos casos e situações, a acupuntura no esporte é parte muito importante no tratamento de doenças e lesões, no alívio de dor para quem pratica esportes constantemente, na preparação muscular e prevenção. No geral, os problemas musculoesqueléticos estão entre um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam o procedimento.

Como forma de analgésico, a acupuntura é essencial no tratamento de qualquer lesão e dor muscular e pode ser ainda utilizada no tratamento de artrite, dores nas costas, nos nervos ciáticos, inflamações no geral causadas por lesões ou por esforço físico, e tensão.

A técnica pode ainda ser muito útil para pessoas idosas ou que façam parte do grupo de risco de doenças musculoesqueléticas, como prevenção.

Como é feito o procedimento?

É importante que o procedimento da acupuntura seja realizado por um profissional da medicina esportiva que seja especializado na técnica, como médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, entre outros. No geral, se trata de um procedimento muito tranquilo, indolor e extremamente seguro.

A acupuntura nada mais é do que a inserção de agulhas bem finas em diferentes pontos do corpo, que são definidos pelo profissional de acordo com o caso do paciente. Todas as agulhas utilizadas são esterilizadas e descartáveis, garantindo a segurança do paciente de modo que não haja qualquer risco de contaminação. A quantidade de agulhas que será utilizada durante cada sessão costuma variar bastante dependendo da necessidade e histórico, mas quase sempre entre 10 e 20.

Quanto aos pontos em que as agulhas são inseridas, eles geralmente ficam próximos a áreas de ligamentos ou de grupos de terminações nervosas, que serão responsáveis por enviar mensagens ao cérebro, provocando a liberação de hormônios e dos efeitos desejados.

O período de tratamento, bem como o número de sessões e intervalo entre elas, será definido sempre pelo profissional após uma análise do paciente, de maneira que atinja os objetivos e traga os melhores resultados. Sendo assim, pode durar meses e até mesmo anos.

A acupuntura é conhecida por ser uma técnica muito rápida e de efeito imediato, podendo ser utilizada até em casos emergenciais.

Atendimento

(11) 3050-5123 / (11) 3887-5123

(11) 94010-7988

(11) 94010-7988 (WhatsApp)

Atendimento

(11) 3050-5123

(11) 3887-5123

(11) 94010-7988

Fale conosco

Queremos ouvir suas críticas e sugestões

Redes sociais

facebook2instagram2

INA - Instituto do Atleta

Rua Bento de Andrade, 252
Jd. Paulista - São Paulo, SP
CEP: 04503-001

(11) 3050-5123 / 3887-5123
(11) 94010-7988
(11) 94010-7988 (WhatsApp)

Responsável Técnico

Dr. Carlos Andreoli
CRM: 79.968
- Ortopedia
- Especialista em ombro e cotovelo
- Especialista em joelho
- Medicina esportiva