Medicina esportiva

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Medicina esportiva

Além de serem importantes aliados na prevenção de doenças, os treinos funcional e preventivo ainda auxiliam na melhora do desempenho esportivo em outras modalidades.

 

Praticar esportes e exercícios físicos são atividades que, mais do que deixar o corpo em forma e bonito, esteticamente falando, ajudam na prevenção de doenças em longo prazo. Deixar a parte cardiorrespiratória em dia, fortalecer os músculos para melhorar a postura e cuidar dos tendões/ligamentos são ações que só trazem benefícios às pessoas.

Entretanto, engana-se quem pensa que só existem as modalidades esportivas tradicionais, como tênis, musculação, futebol, atividades físicas em academias, etc. Os treinamentos especiais, como o treinamento preventivo e o treinamento funcional, vêm ganhando mais adeptos a cada dia.

Além de serem importantes aliados na prevenção de doenças, os treinos funcional e preventivo ainda auxiliam na melhora do desempenho esportivo em outras modalidades. O treino funcional é uma mescla de várias técnicas em um único exercício. A ideia do treinamento funcional é a de trabalhar todo o corpo de uma só vez, em vez de isolar agrupamentos em diferentes séries e tipos de exercício.

A maioria das pessoas pode realizar um treino funcional, mas é recomendado que, quem durante a vida foi sedentário, comece em uma velocidade menor para minimizar os riscos das lesões e garantir resultados satisfatórios, além de consultar um médico antes de iniciar as atividades.

Ao contrário da academia, o treino funcional pode ser feito apenas com o peso do corpo, dependendo da orientação do professor. Claro que, dependendo da intensidade dos exercícios e do nível do treino, é possível aliar a prática com acessórios que estão à venda no mercado para completar a estratégia de treinamento. Entre os aparelhos estão elásticos, bolas, cones, discos, etc.

É importante ressaltar que praticar essa modalidade é interessante, mas o exercício precisa ser acompanhado por um profissional gabaritado, que saiba o que está fazendo e possa assessorar e oferecer segurança ao aluno, deixando-o sempre amparado em cada uma das séries e exercícios que farão a composição do treino.

Por ser uma modalidade razoavelmente nova, muitas pessoas questionam o real benefício de um bom treino funcional. Além de ser um treino preventivo, ele ainda contribui para:

- Tonificação muscular;

- Gasto energético maior que o das atividades comuns (colaborando, assim, para a perda de peso);

- Melhoria da coordenação motora;

- Melhoria da condição cardiorrespiratória.

A modalidade que, popularmente é conhecida como “funcional”, também é uma alternativa para quem não tem a intenção e nem tempo para praticar as atividades físicas típicas de uma academia, ou praticar algum outro esporte.

Associa-se, também, a prática regular de exercícios à prevenção de inúmeras doenças, como osteoporose; osteoartrite; demência; depressão; hipertensão e diabetes. Os exercícios, inclusive, auxiliam na prevenção do câncer de próstata, sendo mais um motivo para praticar esportes e cuidar da boa forma. É importante ressaltar, também, que o nome “treinamento preventivo” não é, de forma alguma, uma nomenclatura que visa desclassificar outras iniciativas.

Todo esporte foca seus esforços em partes específicas do corpo. O futebol, por exemplo, foca nas pernas; o tênis nos braços e por aí vai. A ideia do treinamento preventivo é a de auxiliar o fortalecimento dos músculos que ficam “esquecidos” nessas modalidades esportivas.

Cuidar para que exista um equilíbrio do corpo é fundamental para evitar outros problemas, como dores nas costas, problemas nos tendões, etc. Por essa razão o nome “treinamento preventivo” é largamente utilizado por profissionais de educação física e da medicina esportiva.

Além dessa vantagem dessa fortificação muscular, o treinamento preventivo e o treinamento funcional ainda aperfeiçoam a movimentação do dia a dia, melhorando a postura, maneira de sentar, de se locomover, etc.

Lembre-se que, antes de praticar atividades físicas, mesmo que sejam mais leves como o treinamento preventivo e o treinamento funcional, é importante consultar um médico especialista, ainda mais para pacientes idosos, ou com alguma doença crônica.

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