Medicina esportiva

(11) 3050-5123

(11) 3887-5123

(11) 94010-7986

Slide background

Medicina esportiva

Autor: Dr. Rodrigo Resende Palhares

Se empolgar com o lançamento daquele 'super tênis' que está nos pés dos corredores famosos, parar na primeira loja de artigos esportivos e gastar uma pequena fortuna no novo pisante. Algumas semanas de treino e você percebe que o calçado da moda só te trouxe dores e desconfortos. Pois é, todos nós estamos suscetíveis a precipitações como essa.

 qual o melhor tenis para correr

Só que o tênis esportivo não pode ser tratado como um simples artigo fashion. Não que ele tenha que ser feio, mas compatibilidade de pisada, conforto, saúde e vários outros fatores são mais importantes do que beleza e estética.

“Ter um tênis compatível com seu tipo de pisada é muito importante para dar o devido suporte ao pé do atleta durante as passadas, estabilizar o giro, ajustar o volume do impacto a cada treino e absorvê-lo durante o tempo de corrida”, explica o treinador Leandro Sandoval, diretor-técnico da Life Training Assessoria Esportiva.

Ignorar o tipo de pisada e não se preocupar em sempre buscar calçados compatíveis com a estrutura corporal podem trazer sérios riscos a saúde do atleta.  O Dr. Rodrigo Resende Palhares, especialista em podo-posturo-logia e médico do esporte do Instituto do Atleta, alerta sobre os riscos que um tênis inadequado pode trazer.

“Quando usamos um tênis não compatível com a pisada, estamos desestabilizando todo o arcabouço ósseo dos pés e membros inferiores, além de sobrecarregar músculos e ligamentos, aumentando a chance de lesões”.

Dependendo do uso, as lesões podem ser brandas ou mais graves. A utilização do pisante errado a longo prazo pode agravar essas lesões. “Dores na coluna, pernas, pés e panturrilha podem ser geradas por um calçado errado, atrapalhando o desempenho e prejudicando o corredor”, afirma Carmen Roncato, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

São três os tipos de pisada: pronada (quando o corredor pisa com a parte de fora do pé) supinada (quando o corredor pisa com a parte de dentro do pé) e neutra (quando a parte externa do calcanhar é a primeira a tocar o solo). Para descobrir o seu tipo de pisada, basta fazer o teste da pisada no INA, onde um departamento de medicna esportiva pode avaliar sua alteração e planejar qual o melhor caminho a seguir

qual o melhor tenis para correr2

Caso esteja correndo com um tênis inadequado, a melhor coisa a se fazer, é trocá-lo imediatamente. “Muitas pessoas chegam à nossa clínica com queixas de dores articulares após iniciar a corrida e com essa simples mudança, melhoram muito e rapidamente. Mas este diagnóstico deve ser feito precocemente para evitar agravos e cronificação de desvios e sobrecargas”, revela o Dr. Palhares.

Mas, se você já se apegou ao pisante, ou está com “dó” de aposentá-lo, existe outra alternativa para a correção da pisada. “As palmilhas esportivas são grandes aliadas, tanto na função mecânica da pisada quanto na postura do atleta. Elas são personalizadas, feitas de material leve, macio, flexível, fácil de limpar, e ainda com mecanismos de impulsão e amortecimento”, afirma Carmen.

A troca imediata e a personalização da palmilha são medidas funcionais, para casos onde o diagnóstico foi precoce. Caso o uso do tênis não compatível com a sua pisada se arraste por alguns anos, a resolução do problema pode ser mais complexa.

“A recomendação é trocar o calçado imediatamente e iniciar uma série de exercícios prescritos pelo fisioterapeuta ou médico do esporte para corrigir o chamado gesto esportivo, que é o movimento repetido na corrida. Com esses exercícios, o corredor consegue readequar sua pisada e reprogramar seu sistema para a pisada e o calçado adequado”, completa o Dr. Palhares.

Reportagem de Felipe Bomfim

Atendimento

(11) 3050-5123 / (11) 3887-5123

(11) 94010-7988

(11) 94010-7988 (WhatsApp)

Atendimento

(11) 3050-5123

(11) 3887-5123

(11) 94010-7988

Fale conosco

Queremos ouvir suas críticas e sugestões

Redes sociais

facebook2instagram2

INA - Instituto do Atleta

Rua Bento de Andrade, 252
Jd. Paulista - São Paulo, SP
CEP: 04503-001

(11) 3050-5123 / 3887-5123
(11) 94010-7988
(11) 94010-7988 (WhatsApp)

Responsável Técnico

Dr. Carlos Andreoli
CRM: 79.968
- Ortopedia
- Especialista em ombro e cotovelo
- Especialista em joelho
- Medicina esportiva