Fisioterapia

(11) 3050-5123

(11) 3887-5123

(11) 94010-7986

Slide background

Fisioterapia

 

Muito se fala em prevenção de lesões quando se inicia a prática de alguma atividade física, nessa edição falaremos especificamente do aquecimento, alongamentos e ganho de flexibilidade para realizar suas atividades com mais segurança.

Primeiramente falaremos sobre a importância do aquecimento que é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios e se tornou indispensável em nossas atividades físicas. Segundo alguns fisiologistas e preparadores físicos, o principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.

Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr ou trotar é um bom exemplo.

Já o aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. Nota-se que o  aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral.

A importância do aquecimento na prevenção de lesões ocorre pois o aumento na temperatura do tecido produzido durante o aquecimento foi sugerido como sendo responsável pela redução de incidência e probabilidade de lesões músculo-esqueléticas. A elasticidade muscular depende da saturação sanguínea. Portanto, músculos frios com saturação sanguínea baixa estão mais suscetíveis à lesão ou danos que os músculos em temperaturas altas e concomitante saturação sanguínea mais alta.

O movimento de percurso articular também melhora em temperaturas mais altas devido ao aumento da extensibilidade dos tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos. Jamais se esqueça de realizar o aquecimento antes da prática esportiva, pois para um bom desempenho no esporte ou em qualquer outra atividade física ele é primordial.

Já em relação aos alongamentos existem opiniões divergentes na área da medicina esportiva, alguns estudos científicos questionam os alongamentos na prevenção de lesões ou se ele é benéfico antes ou depois das atividades físicas. Mas afinal o que ocorre quando alongamos nosso corpo?

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos. Nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.

8 dicas para realizar suas atividades físicas com mais segurança.

1) Não se esqueça do aquecimento! Ele é fundamental antes da atividade física, pois diminui o risco de lesões como por exemplo, os estiramentos e promove a ativação da circulação. Começar os exercícios com o corpo frio é uma fria!

 2) As avaliações médica, física e postural são imprescindíveis para você que quer realizar uma atividade física sem prejudicar seu organismo, pois elas fornecem dados importantes do estado atual da sua saúde, e proporcionam consequentemente, técnicas de treinamento mais eficazes para o seu tipo físico.

3) Olhe a gordurinha excessiva! O sobrepeso prejudica o funcionamento das articulações e põe o seu coração em risco! Está na hora mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios com acompanhamento de profissionais especializados.

4) Cuidado com a postura durante a atividade física! Além de prejudicar seu organismo, você pode ganhar dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça!

5) Como você respira? É importante que a respiração seja abdominal (na barriga) principalmente em exercícios de alongamento afim de evitar a contração desnecessária de músculos. E você cansa menos.

6) Atenção ao tipo de calçado e vestimenta utilizada durante a atividade física. Escolha de acordo com o esporte praticado, pois alguns demandam maior absorção do impacto nos pés. Usar roupas leves que não prejudiquem a transpiração podem ser uma boa escolha.

7) Seu treinamento está adequado a sua real necessidade? O condicionamento muscular pode reduzir lesões com o desenvolvimento de programas de força progressiva, mas atenção ao equilíbrio entre força e flexibilidade para não sobrecarregar as estruturas, e também com os sinais precoces de fadiga.

8) Procure realizar as atividades físicas mais prazerosas e adequadas à você para não tornar o exercício um martírio, Sempre procure um profissional especializado antes de iniciar alguma atividade física, pois aquela “dorzinha” pode não ser apenas um incômodo da falta de exercícios. Realize avaliações periódicas para acompanhar a evolução de seu quadro.

Atendimento

(11) 3050-5123 / (11) 3887-5123

(11) 94010-7988

(11) 94010-7988 (WhatsApp)

Atendimento

(11) 3050-5123

(11) 3887-5123

(11) 94010-7988

Fale conosco

Queremos ouvir suas críticas e sugestões

Redes sociais

facebook2instagram2

INA - Instituto do Atleta

Rua Bento de Andrade, 252
Jd. Paulista - São Paulo, SP
CEP: 04503-001

(11) 3050-5123 / 3887-5123
(11) 94010-7988
(11) 94010-7988 (WhatsApp)

Horário de atendimento
Segunda a sexta - das 7h às 21h

Responsável Técnico

Dr. Fabiano Cunha
CRM: 87.103
- Ortopedia
- Especialista em ombro e joelho
- Ondas de choque